Adequação ao Uso (Fitness For Service – FFS)

Análise de Falha em Flange Industrial – Otimização de Projeto e Avaliação de vida em campo.

A Testmat tem um longo currículo na análise de falhas e hoje também auxilia as empresas na área de fitness-for-service (FFS), Adequação ao Uso.

Nossos especialistas são altamente experientes no desenvolvimento e aplicação de técnicas FFS, particularmente para evitar fraturas frágeis e dúcteis. A Testmat pode ajudar a resolver problemas que podem surgir ao longo do ciclo de vida de um componente – desde o design até a sua inutilização – minimizando o risco e o custo.

Quando utilizar a Adequação ao Uso (FFS)?

As avaliações de fitness-for-service, ou adequação ao uso, avaliam a integridade estrutural dos componentes e sua adequação para o serviço contínuo. Procedimentos como BS 7910 e API 579 permitem que a integridade dos componentes críticos e estruturas soldadas sejam avaliadas em diferentes modos de falha, usando uma abordagem de engenharia válida.

Fratura Frágil Intergranular de Componente. Mitigação de Fatores Fragilizantes.

Uma avaliação FFS fornece uma medida quantitativa da integridade estrutural de um componente que contém falhas. Os padrões utilizados para realizar essas avaliações fornecem diretrizes que podem ser usadas para executar as decisões de substituição-reparação-uso auxiliando o gerenciamento das plantas na identificação de ações de mitigação adequadas para garantir que o componente possa ser operado com segurança.

O método pode ser usado para apoiar programas de projeto, fabricação, operação, mudança de serviço e extensão de vida e é amplamente empregado em uma variedade de indústrias, incluindo geração de energia, petróleo e gás, processamento químico e aeroespacial. As avaliações deste tipo são amplamente utilizadas como parte do processo de gerenciamento da vida da planta, para aumentar com confiança a disponibilidade, confiabilidade, a eficiência e segurança.

Qualquer desligamento não planejado de uma planta de fabricação ou processo é caro em termos de perda de produção e da mão-de-obra necessária para resolver um problema particular de integridade mecânica. As avaliações de fitness-for-service, podem determinar rapidamente se o equipamento está seguro para o retorno imediato ao serviço. As avaliações de fitness-for-service podem ser em alguns casos complexos e demorados, mas mesmo assim ainda requerem menos tempo do que o pedido, fornecimento e comissionamento de equipamentos de substituição.

Recursos Testmat

Avaliação de Tensões Dinâmicas em Funcionamento.

Através de equipes multidisciplinares estabelecidas, com conhecimento especializado em áreas de mecânica da fratura, fadiga, análise de elementos finitos, materiais, inspeção e soldagem, a Testmat é capaz de fornecer respostas imediatas e precisas. A Testmat realizou avaliações de FFS em equipamentos de geração de energia, rolos na industria papeleira, tanques de armazenamento, tubulações, centrífugas industriais de acordo com os padrões aceitos pela indústria.

Com a técnica de análise de tensões por elementos finitos (MEF) são encontradas as tensões de trabalho do componente industrial e assim é possível avaliar a criticidade de trincas ou descontinuidades, e realizar também cálculo de vida útil remanescente para os danos mecânicos. A Testmat também avalia redução de espessura, deformações e outras não-conformidades encontradas na inspeção dos componentes.

 

Benefícios da utilização da técnica de Adequação ao Uso – FFS

  • Suporte no design, fabricação e operação
  • Gerenciamento da vida residual
  • Melhora na disponibilidade do equipamento
  • Otimização do agendamento de manutenção e inspeção
  • Melhora da confiabilidade do equipamento
  • Programas de extensão de vida

Aplicações

  • Vasos de pressão
  • Componentes dinâmicos industriais
  • Estruturas
  • Sistemas de tubulação
  • Oleodutos e gasodutos
  • Equipamentos de geração de energia