A análise metalográfica do tamanho de grão de ligas fundidas é possível com reagentes especiais. A microestrutura do fundido é um desafio para ser atacada adequadamente para revelar o grão.

 

A análise metalográfica do tamanho de grão de ligas fundidas é possível com reagentes especiais. Ligas não ferrosas, alumínio por exemplo, precisam de reagentes específicos para esta análise.  

A microestrutura do fundido é um desafio para ser atacada adequadamente para revelar o grão. Diferenças comuns de composição química das ligas fundidas podem inviabilizar o ataque facilmente e revelar somente a estrutura dendrítica do material.

Por exemplo, para o alumínio laminado, a revelação do grãos do material é obtida pela a anodização com reagente de Barker e posterior revelação por luz polarizada.
A imagem seguinte ilustra o resultado desta técnica.

 

 


Metalografia Colorida, Luz Polarizada.
Liga de Alumínio soldada por FSW. Ataque: Barker

 

No caso de uma liga fundida este mesmo ataque poderá revelar a microestrutura dendrítica do material e não será possível analisar o tamanho de grão. Lembrando que tamanho de grão e estrutura dendrítica são duas coisas distintas.

A imagem seguinte revela o resultado de um ataque de Barker revelado por luz polarizada para uma liga fundida de alumínio.

 

Ataque de Barker e revelação por luz polarizada de liga de alumínio fundida. Não foi possível identificar o tamanho de grão do material.

Para as ligas fundidas não ferrosas (alumínio por exemplo) pode se trabalhar com reagente de Keller. Este dependendo da composição química da liga pode ser aplicável para a revelação do tamanho de grão.

A imagem seguinte é o resultado com Keller para a mesma liga atacada anteriormente.

O reagente Keller e um ótima opção para revelar o tamanho de grão de ligas não ferrosas, como por exemplo ligas de alumínio.

O reagente Keller e um ótima opção para revelar o tamanho de grão de ligas não ferrosas, revelando com detalhe os contornos de grão do material.

Notas:
Reagente de Barker: 1,8% Ácido Fluobórico em Água Destilada em ataque eletrolítico;
Reagente de Keller:   95 ml água destilada, 2.5 ml ácido nítrico, 1.5 ml ácido clorídrico, 1.0 ml ácido fluorídrico.