Você está aqui: Página Inicial Novidades Análise de Falha - Consultoria e Treinamento

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Análise de Falha - Consultoria e Treinamento

Análise de Falha é uma técnica multidisciplinar que ajuda na Gestão do Risco Operacional, Manutenção Preventiva e na redução de Custos de Garantia e Assistência Técnica.

Análise de Falha - Consultoria e Treinamento

Biela de Motor de Locomotiva com Falha

A análise de falhas é uma disciplina cada vez mais concorrida no atual cenário fabril. As indústrias preocupadas com um índice de eficiência cada vez mais elevado e com disponibilidades de equipamentos fabris sem imprevistos, buscam com a aplicação desta técnica a maior confiabilidade operacional. Além da eficiência superior a aplicação da técnica de análise de falhas também reduz o risco operacional dentro das empresas, sendo assim uma disciplina da gestão de riscos dentro da empresa. Além de reduzir o risco operacional, programas de Análise de Falhas de peças e produtos retornados em garantia também reduzem significativamente os Custos de Assistência Técnica e Garantia

A presença de uma falha recorrente num equipamento gargalo é visto hoje como um grande desafio operacional, normalmente tratado pelas áreas de engenharia de produção e manutenção preventiva dentro das empresas. Também de mesma importância financeira são os produtos que retornam em garantia, que podem se tornar uma despesa elevada caso as causas não seja corretamente identificadas. Porém, nem sempre estas áreas tem as ferramentas, o conhecimento e a disponibilidade de pessoas para uma análise aprofundada do problema. Como sabemos a análise de falhas é uma técnica multidisciplinar que necessita de diversos conhecimentos para encontrar a raiz do problema.

A Testmat nos mais de 10 anos de prestação de serviços nesta área já utilizou diversas técnicas que ajudam o Engenheiro de Falhas a solucionar o problema, dentre elas:

  • Metalografia e Macrografia
  • Microscopia Eletrônica com Análise de Composição Química (Difração de Raios X)
  • Réplica Metalográfica
  • Análise de esforços por Elementos Finitos
  • Reprodução de Falhas (Real e Virtual)
  • Bancos de Dados de materiais com informações sobre: Propriedades Mecânicas, Curvas TTT, Composição Química, entre outros

Os materiais são um componente importante numa análise de falhas. Este pode ter sido fabricados de diferentes formas, como por exemplo, uma matriz ou molde de injeção pode ter sido fabricada com um aço cementado e temperado (cementação), em vez de ter sido submetido a um processo de carbonitretação. São dois processos com resultados parecidos, porém com desempenhos diferentes e para alguns casos a cementação pode não ser o tratamento mais indicado.

O conhecimento destas técnicas de análise dos materiais é importante para quem lida com a análise de falhas diariamente. Enfim, toda a falha mecânica de um equipamento ocorre por deformação, desgaste, corrosão, ou ruptura de algum componente. Cabe ao Engenheiro de Falhas interpretar a falha, identificar o mecanismo e apontar a causa raiz.

A Testmat também realiza treinamentos e cursos nesta área, veja mais aqui.

Conheça nosso Grupo de Análise de Falhas no LinkedIn aqui.

 

Ações do documento