Você está aqui: Página Inicial Novidades Serviços de Análise de Falhas em Equipamentos utiliza Análise por Elementos Finitos

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Serviços de Análise de Falhas em Equipamentos utiliza Análise por Elementos Finitos

A Análise por Método de Elementos Finitos (MEF) é utilizada na Análise de Falhas de Equipamentos para determinar os esforços mecânicos envolvidos em equipamentos e componentes.

Serviços de Análise de Falhas em Equipamentos utiliza Análise por Elementos Finitos

Fadiga em Duto. Setas indicam diferentes fases da Fadiga. Determinação da causa raiz de falha.

A determinação da causa de falha de um componente nem sempre é possível analisando somente as questões da qualidade do material do item, processo de fabricação e especificações. Muitas vezes, é necessário avaliar as condições mecânicas de operação e determinar o nível de solicitação de esforços mecânicos ao qual o item analisado estava submetido.

As solicitações que atuam numa estrutura são variáveis com o tempo. O mecanismo de falha mais freqüente em veículos e equipamentos móveis é a fadiga dos materiais. Assim, o tipo de carregamento ao qual a estrutura está sujeita durante sua vida útil, são cargas oscilantes que surgem durante o movimento na estrada do veículo, ou na utilização do equipamento. 

A análise mais sofisticada é realizada utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), com o objetivo de aproximar o nível de tensões existentes na região que apresenta a trinca.

A partir do conhecimento das tensões que atuam no sentido de abrir a trinca, é realizada uma análise sob a ótica da Mecânica da Fratura e da Fadiga, com o intuito de verificar em que nível de tensões ocorreria a progressão instável da trinca, bem como o número de ciclos de operação, ou quilômetros rodados.

Conheça nosso Grupo no Linkedin...

Ações do documento